os novos paradigmas do consumo

No passado dia 15 de março, a Sales Ecosystems associou-se à Coimbra Business School na Web Conference “Os desafios do futuro: Economia Digital e os novos paradigmas do consumo”, com o propósito de assinalar o Dia Internacional do Consumidor.

Numa época de mudança e evolução tecnológica muito acelerada que vivemos atualmente, é essencial compreender os novos comportamentos do consumidor. Não menos relevante, é perceber se a legislação acompanha a mudança e salvaguarda os direitos dos consumidores.
As notas de abertura e boas-vindas estiveram ao cargo da Vice-Presidente da Coimbra Business School (Georgina Morais), onde de forma sucinta apresentou o tema da Web Conference, entre os novos paradigmas, passando pela transformação digital que vivemos e aos dados que diariamente são coletados nas diferentes plataformas digitais.
Contamos com notáveis oradores que apresentaram diferentes visões e visões de como o consumidor e as empresas se estão a preparar atualmente.

Rui Murta, coordenador da PG Marketing & Sales Intelligence, presenteou-nos com uma “Visão Customer Centric”, onde realçou a importância de centrar as atividades no consumidor e nas suas expectativas. Uma visão de como as empresas devem ser no futuro, quais os desafios atuais, e acima de tudo os do futuro, onde a inteligência emocional vai transformar os equipamentos de uso comum mais inteligentes e proporcionar novas experiencias aos consumidores.

Ricardo Ribeiro, docente de IoT na CBS, mostrou-nos como uma “Visão IoT” nos processos de relação com o consumidor podem ser uma ferramenta poderosa na construção da proposta de valor. A importância das tecnologias de comunicação como o 5G, os dados e o seu tratamento em informação útil, a tecnologia blockchain, foram alguns do temas abordados. Este tema está intrinsecamente ligado com o anterior, pela necessidade de proporcionar experiências únicas aos consumidores, com recurso a tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial, Robótica.
Com a recolha massiva de dados, oferece as empresas informações essências e que mitigam o risco do seu negócio, no entanto esta evolução pode levar-nos à descriminação de consumidores, quer pelo seu perfil ou comportamento. Será que as entidades reguladoras estão a acompanhar a vertiginosa evolução do Big Data?

Mário Frota, diretor do Centro de Estudos e Direito de Consumo de Coimbra, mostrou como importante é a “Visão do Consumidor” numa época em que mais de 80% das encomendas são online. Será que os direitos dos consumidores que efetuam compras online estão salvaguardados? Como está a evoluir a legislação com a transformação digital e como pode garantir um consumo sustentável e seguro, com um combate efetivo à fraude digital. A sua participação terminou com a importância da educação e formação digital dos consumidores para quês estejam preparados para a nova realidade.

A Web Conference teve a excelente moderação de Pedro Marques, Vice-Presidente da Sales Ecosystems Association, como um enquadramento dos temas e como perguntas pertinentes que em muito elevaram o evento.

O wrap-up foi realizado por Luís Campos, Vice-Presidente da Sales Ecosystems Association, com um resumo sucinto dos pontos-chave da Web Conference.

O debate de ideias, a partilha de conhecimento é base do crescimento das comunidades.
Pode assistir à excelente Web Conference que os nossos oradores nos proporcionaram em formato vídeo ou áudio.

Rui Murta na Web Conference "Desafios do futuro: Economia Digital"
Mário Frota na Web Conference "Desafios do futuro: Economia Digital"
Pedro Marques na Web Conference "Desafios do futuro: Economia Digital"
Rui Murta na Web Conference "Desafios do futuro: Economia Digital"
[player id=8230]

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Contact Us